sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Mais mudança e os italianos

Depois de quase um mês vivendo no Gótico é hora de juntar os trapinhos de bunda e realizar mais uma mudança que, espero, seja a última até dezembro. Foram quase 30 dias neste que é um dos bairros mais antigos da cidade (pertecente à zona chamada de Ciudat Vella). Depois do horror inicial com a baratas que habitavam a cozinha e do medo de voltar sozinha para a casa, as coisas foram entrando nos eixos. De tanto reclamar das visitantes asquerosas, Adriá (o catalão que mora comigo e trabalha para o Greenpeace entre outras coisas), resolveu colaborar e passou 6 horas limpando a cozinha toda. Jogou a comida vencida fora, tirou os lixos e a cozinha ficou minimamente utilizável. Nesse meio tempo eu também andei ajeitando o que pude, varrendo e tirando o pó das áreas comuns (nada muito pesado, só para me sentir um pouco melhor). Mas também, se dormi 15 dias no meu quarto foi muito. Praticamente morei em Vallcarca, com seu Joselito. Acho que vou sentir falta do Adriá (que já perdeu a chave de casa no mínimo duas vezes enquanto moramos juntos), do Luis e do Nuno (portugueses que estavam de viagem e voltaram esta semana) e de toda bagunça deles. Porém vou viver agora em Eixample, zona considerada nobre na cidade, num quarto super xuxu, com móveis novos, casa limpa e mais 4 companheiros de piso, que dos quais só conheci Ernest e já me pareceu um cara muito sangue bom. E estarei a menos de 5 minutos da casa da Mari, que vai ser perfeito para os nossos almoços fora de hora ou jantares madrugadeiros. Se tudo der certo, me mudo amanhã mesmo, senão só na segunda. Já estou um pouco ansiosa...

Meu espanhol melhora, agora a passos mais lentos porque acho que o grosso mesmo eu já assimilei. Consigo entender tudo quando uma pessoa fala comigo, exceto se essa pessoa é o Txisti (porque ele é do País Basco e fala super enrolado) ou Joselito com voz de travesseiro pela manhã. De resto tá de boa. Escrevo e leio bem também, afinal castellano não tem muito mistério. O próximo passo agora é procurar um curso gratuito de catalão. Creio que também não vai ser muito difícil, afinal entendo algo já e leio bem também. E o que eu não entender, posso solicitar ajuda do meu professor particular: seu Jose Luis Pareja, vulgo Joselito.

Esta semana recebi convite dele para jantar e quando cheguei em Vallcarca encontrei Nonato, o vizinho italiano, por lá a tomar umas cervejinhas. O cara é muito gente boa, bem estilo bonachão. Nos conhecemos numa manhã de sábado (ou era domingo?), depois da minha primeira noite com Jose na casa dele. Quando abrimos a porta para sair, estavam Nonato, Laura (a esposa) e Anita (a filha de 10 anos) pegando o carro para ir à praia. Laura ficou espantada comigo, deve ter sido pelo cabelo, aposto. E eu gostei de todos eles logo ali, mesmo com o desconforto de ser pega quase com a boca na botija.

Ficamos conversando um pouco e logo Jose propôs montar a mesa do jantar. Nonato dizia que tinha que voltar porque Laura já o esperava com a mesa posta. Depois de muito blá blá blá e insistentes protestos de Jose e meus para que todos jantassem juntos no nosso cafofo, Nonato e Laura venceram e lá fomos nós com nossas respectivas bocas famintas e uma salada feita por Jose que estava simplesmente sensacional.

Depois de jantar, quando já na rua nos despedíamos para ir dormir, começou uma pequena discussão. Era o dia em que a galera deixa na rua os móveis e eletrodomésticos que não quer mais. Isso é uma coisa muito bacana do povo daqui porque a galera joga n lixo e logo outra reutiliza. E pensa que é feio fazer isso? De jeito nenhum, é super comum e conheço gente que praticamente montou a casa assim. Fantástico! Mas voltando...Nonato queria levar para a casa uma mesa super guai que encontrou na calçada em frente. Dizia que era ótima de mesa de centro e tal. Logo Laura contestava dizendo que só deixaria a mesa entrar se eles tirassem algo de dentro, afinal a casa era pequena para ficarem entulhando coisas. Nisso Anita dava idéias de como utilizar a mesa, onde deixá-la...E essa conversa toda em italiano, em tom de briga, típico desse povo. Joselito olhou pra minha cara, me pegou pelo ombro e disse: "os italianos são assim, nunca se dão trégua, vamos para a casa que a gente ganha mais". E fomos...ouvindo ao fundo a ladainha dos 3.

Amanhã temos um showzinho grátis, de um cantor chamado Kiko Veneno. Escutei algumas músicas e até gostei. Vou pela bagunça, pelas cervejas, pelos porros e, é claro, pelo seu Joselito, que ama o cara. Mas também vou para conhecer o cara, escutar um som ao vivo sempre é bem-vindo. Depois volto para contar como foi.

Estive pensando em começar a postar em espanhol, o que vocês acham?

3 comentários:

Katia disse...

Por mim tudo bem desde que você coloque um glossário ao final.... ou então escreve duas vezes uma em espanhol e outra a versão em português.
VBjs.
Katia

Zé Tadeu disse...

Eu ia fazer ameaças físicas, porém a idéia da Kátia te salvou! Blogs bilingües são bem legais! Apesar de adorar todo esse seu material escrito, sua sumida do mal, você poderia postar vídeos e mais fotos né!? Bjo!

FeltroMonia disse...

A madame mesmo já disse que salva no seu português é o blog...