terça-feira, 25 de novembro de 2008

Melhor que a encomenda

É impressionante como Barcelona continua, a cada dia, me dando novas (e excelentes) liçoes. Eu que achava que ia me sentir mega sozinha sem a Mari e sem o Joselito acabei me surpreendendo comigo mesma. Passei meu sabadao de boa, em casa, lendo e descansando da balada de sexta (sim, me joguei de novo na Bikini e enchi a cara). Lá pelas 19h baixei até a Catedral para ver o endereço certinho da casa da Amanda e ir à festa e qual nao foi a minha surpresa ao descobrir que nao iria sozinha, mas sim com 3 companhias (Gabriel, Miguel e Gerald). Fizemos uma hora na base dos trixis, tomamos umas cervejas e lá fomos nós de metro.

A primeira impressao que tive da casa foi algo mais ou menos como "caralho!". Construída no séc. XVIII, os ocupantes mantiveram a casa tal qual a encontraram há 11 anos. Ou seja, era quase uma volta ao passado. Na área externa assisti um cara fazer o diabo com uma corda vermelha, uma maleta, umas ratoeiras e uma bengala. E isso sem dizer palavra. Depois duas moradoras fizeram uma encenaçao de como será o futuro (no futuro solo hay mierda, joder!) e logo foi a vez da Amanda mostrar alguma coisa. Ela também fez uma encenaçao muda, de uma dona de casa que fica tao bitolada em televisao que nao se dá conta do que faz (e isso inclui decepar o próprio dedo polegar). Foi interessante, mas o cara com a maleta...sem palavras. Gênio!

Aí o relógio já apontava à meia-noite e serviram uma paella. Uma nao, duas, só para começar. Paguei 4€ e voltei para casa, as 3h da madruga, com a pança ainda cheia. O velhinho que a cozeu realmente fez tudo com amor, tava bom, tava muito bom. Claro que teve gente que reclamou do preço, mas para mim tava de bom tamanho.

Depois de comer Amanda levou a Miguel e Gerald a seu quarto para que eles pudessem "meter unas rayas" (esse Gerald é o mesmo com o qual eu fiquei assim que cheguei a BCN...mal sabia que o cara era viciado em pó...nao que fizesse diferença, mas...). Era a minha oportunidade para conhecer o lado de dentro da ocupa. Cada passo era uma surpresa. A cozinha, em total desordem, tem forno à lenha e eles assam o pao que comem todos os dias ali mesmo. Um lance de escada e chegamos a 6 quartos, todos enormes e bem desorganizados (normal, parecia meio que um ninho de artistas). Outro lance e mais 2 quartos também grandes. E no ático ela, Amanda, dorme sozinha num senhor quarto. Enquanto os meninos se divertiam com a farlopa falei para ela quando poderia fazer a mudança, que seria apenas por um ou dois meses. Ela acabou me contando que vai pros Estados Unidos e depois vai viajar com uma cia. de teatro e que seria bacana eu ficar um tempo mais para cuidar das coisas dela. Achei a idéia ótima (terei cama de casal para poder dormir com meu querido quando me der na veneta, armário para as minhas coisas, aquecedor, cafeteira...) mas ficamos de ver os detalhes em dezembro.

Voltamos para baixo e o som rolava solto. Havia alguns fazendo música ao vivo, um dj numa das áreas internas e, claro, muita marijuana e haxixe. Nao tava para drogas, resolvi voltar para casa. Voltei sozinha, claro, mas andar de madruga aqui é tao sussa que nem faz diferença (claro que faz falta ter alguém para conversar mas um pouco de silêncio depois de tanta bagunça me fez bem).

Domingo fui trampar no meu bar e ontem reparti os flyers para outra festa do Beto, de forró universitário. Nao tinha muita gente, mas tava super bacana. Dancei com Kelson, com o Toh, me diverti e tomei umas copas. A Mari chegou de Londres, encantada com a cidade, e foi direto para a festa (eita pique!). Antes das 3 já estava em casa.

E hoje, depois de ir atrás de outro trampo que nao rolou, recebi umas mensagens de Joselito. Disse que estava bem, que a cidade é legal e que estava cozinhando, para variar. Nunca vi gostar tanto de esquentar a barriga que nem ele. Li, respondi e sigo aqui, com as minhas coisinhas, procurando mais o que fazer. Agora mesmo comprei as passagens para Genebra, na Suíça. Vou dia 9 e volto dia 11, para renovar o visto. Queria ir para o Marrocos mas estava super caro (e para ir e ter de voltar em dois dias sem poder ver muito e nem ter companhia preferi deixar para a próxima). Comprei no cartao do meu irmao porque o meu já tava estourado há meses. Aproveitei e já reservei o albergue. Agora, é fazer a vida seguir e ver o que mais me espera na próxima esquina.

2 comentários:

Katia disse...

Olá primíssima, tudo bem né? Desejo toda sorte do mundo e tenho certeza que tudo vai dar certo, oK?
Bjs
Katia

Janaina Basilio disse...

Dona flor e suas andanças!

Bjs querida ... saudade