sábado, 26 de setembro de 2009

A visita do vovô

Esta semana esteve por Barcelona o seu Luis, avô do Joselito e, como nao podia deixar de ser, marcamos de passar um dia todo juntos. Na terça-feira a tarde nos encontramos e já fomos tomar umas cervejas pela city, antes de almoçar. Ele quando sai de casa já tem tudo planejado na cabeça: duas horas para a cerveja, mais duas para a comida, uma para o café, outra de passeio e depois mais algumas de cerveja e tapas por aí. Adoooro esse velhinho, talvez por nunca ter tido de verdade um avô (os meus viveram sempre na Bahia, só os via nas férias de fim de ano e os perdi quando ainda era muito pequena, ou seja, quase nao tenho recordaçao de nenhum deles fora minha avó materna, mas ela tampouco era o estilo "vovozona"). Já no primeiro bar ele começa a tirar piropos à camarera. Joselito e eu nem falamos nada, deixamos ele bem à vontade. No segundo, igual. O legal é que antes de soltar os elogios ele sempre pergunta se a moça é casada. Se ela diz que sim, ele se desculpa e diz que por respeito nao elogia mulher casada. Claro que as camareras tooodas se derretem, sorriam de orelha a orelha porque o velho realmente é um campeao. Oitenta e quatro ano e uma vitalidade que eu nunca vi. Depois das cervejas fomos comer no Senyor Parellada (finalmente consegui conhecer o melhor restaurante de Barcelona, segundo a opiniao generalizada de quem mora aqui). O lugar é mesmo muito bonito e a comida...Comecei com uma fideuá negra con sépia (fideuá é um tipo de macarrao fino e curtinho, usado para fazer paella também; negra pela tinta das sépias - tipo de champignon daqui) que já estava dos céus (Jose foi de carpaccio con alcaparras e seu Luis de sopa de cebola) e depois provei o Pato con higos (figos) que foi simplesmente o melhor prato que já comi em toda minha vida. Ainda posso sentir aquele sabor agridoce na boca...Tudo regado por um vinho de puta madre, escolhido pelo Joselito. Depois veio a sobremesa, o café e, claro, a conta. E claro também que nao me deixaram nem ajudar a pagar. Como bons cavalheiros que sao, os dois dividiram os 125€ entre eles. Achei que fosse sair mais caro, afinal foram duas garrafas de vinho, pratos e tudo o mais. Bom, de lá fomos tomar outro café em frente a Santa Maria del Mar e enquanto Jose conversava com uns amigos eu fiquei à mesa com seu Luis. O que eu ri com as histórias do velho nao tá no gibi! Que conheceu uma "amiga" de 35 anos, com um corpo lindo, que usou nela um vibrador porque já tem mais uma ereçao completa faz anos...Gosto dele por isso também, porque é assim, natural. E depois vieram outras mais ou menos do mesmo nipe: amigas, vizinhas, venderoras do mercado...E nisso passamos 3 horas ali sentados, olhando o movimento e tomando café. Dali seguimos o roteiro de mais uma cervejinha e no caminho ele solta: "a ver se os casáis luego y me dáis un bisnieto que ya estoy viejo". Calma lá, seu Luis, tudo a seu tempo. Entao nos despedimos. Ele tem energia mas nem tanto e já eram mais de 10 horas da noite, hora de ele ir descansar. O deixamos no ponto do ônibus para ele voltar para a casa da filha e ficamos de nos ver hoje mas infelizmente nao foi possível. Amanha ele já volta pra Jaén e agora só vamos nos ver...Deus sabe quando. Fiquei meio chateada porque nem me despedi, mas tudo bem, sei que em dezembro Jose sempre vai ver a família por essas bandas e eu, provavelmente, vou junto. O velhinho já deixou saudade...

Nenhum comentário: